Índice

1. O que é Mamografia de Rastreamento?

2. Mas, o que é Radiografia?

3. Avanços recentes na mamografia incluem a mamografia digital e a tomossíntese. 

4. Quais são as indicações mais comuns da mamografia?

5. Mamografia de rastreamento

6. Mamografia diagnóstica

7. Como devo me preparar para a Mamografia?

8. Como é um equipamento de Mamografia?
8.1 Como é o procedimento?
8.2 Como o Procedimento é Realizado?

9. O que eu irei sentir durante e após o procedimento de Mamografia?

10. Quem interpreta os Resultados e como posso recebê-los?

11. Quais são os riscos e benefícios da Mamografia?
11.1 BENEFÍCIOS:
11.2 RISCOS:

12. Quais são as limitações da Mamografia?

O que é Mamografia de Rastreamento?

Mamografia de rastreamento é um tipo de exame para avaliação mamária que utiliza baixa dose de raios-x (radiografia) e tem a capacidade de detectar o câncer de mama em seus estágios iniciais, antes de apresentar sintomas, quanto o tratamento é mais efetivo.
Quando for realizar mamografia é importante levar os exames anteriores (mamografias, ultrassonografias ou ressonâncias mamárias), bem como resultados de cirurgias ou biópsias que possam ter sido realizadas. Antes do exame o paciente responderá um questionário a cerca de sintomas mamários, cirurgias prévias, uso de hormônios, história pessoal ou familiar de câncer de mama e se existe a possibilidade de estar gestante. 
Para realização do exame é recomendado utilizar roupas confortáveis, não utilizar jóias, colares, anéis ou qualquer outro objeto como piercings nas mamas ou braços. Não utilizar desodorante, talco ou loções nos braços, axilas ou mamas pois eles podem aparecer na mamografia e interferir no diagnóstico correto.

Mas, o que é Radiografia?

A radiografia (conhecida também como raio-x) é uma modalidade não invasiva de avaliação médica que auxilia os médicos a fazerem o diagnóstico e tratamento de doenças.
A obtenção de imagens por raios-x consiste em expor uma parte do corpo a uma dose pequena de radiação ionizante para produzir imagens das partes internas do organismo. Os raios-x são a modalidade mais antiga e mais frequentemente utilizada de imagem médica. 

Avanços recentes na mamografia incluem a mamografia digital e a tomossíntese. 

A Mamografia digital é um sistema de mamografia no qual o filme radiográfico (mamografia convencional) é substituído por um sistema eletrônico que converte os raios-x na imagem mamográfica da mama. Esse sistema é semelhante aos sistemas de câmeras digitais e sua eficiência proporciona imagens de melhor qualidade com uma dose de radiação ainda menor.
As imagens da mama são transferidas para computadores para serem analisadas pelos radiologistas e ficam armazenadas no histórico do paciente. Para o paciente, a experiência de realizar uma mamografia digital é semelhante à da mamografia convencional. 
Já a Tomossíntese mamária, também conhecida como mamografia 3D ou tomossíntese mamária digital, é uma forma avançada de imagem mamária na qual múltiplas imagens da mama são adquiridas a partir de diferentes ângulos e reconstruídas de forma tridimensional.
Dessa forma, a mamografia 3D é comparável a uma tomografia computadorizada na qual uma série de fatias são montadas para criar um modelo tridimensional do corpo. Apesar da radiação da tomossíntese mamária ser superior à da mamografia convencional, ela ainda está dentro dos limites considerados seguros para mamografias. 

Quais são as indicações mais comuns da mamografia?

Mamografias são utilizadas como uma ferramenta de rastreamento para detecção precoce do câncer de mama em mulheres sem sintomas. Pode ser empregada também para detectar e diagnosticar doenças mamárias em mulheres com sintomas como nódulos, dor, alterações de pele e descargas mamilares. 

Mamografia de rastreamento

Mamografia tem um papel central na detecção precoce do câncer de mama pois pode mostrar alterações na mama anos antes da paciente ou seu médico sentir as alterações. As recomendações atuais é que os exames de mamografia sejam feitos anualmente a partir dos 40 anos de idade e normalmente é bilateral, ambas as mamas são examinadas.
Estudos demonstram que a realização anual de mamografias resulta em detecção precoce do câncer de mama, quando tem maior potencial de cura e quando procedimentos que conservam mais a mama podem ser empregados. 
Mulheres que já tiveram câncer de mama ou que têm risco aumentado devido a história familiar de câncer de mama ou ovário devem ser avaliados por médicos especialistas pois elas podem necessitar iniciar o rastreamento antes dos 40 anos. Algumas pacientes podem necessitar realizar ressonância magnética das mamas e ultrassonografia mamária como complementação diagnóstica, além da mamografia. 

Mamografia diagnóstica

A mamografia é considerada diagnóstica quanto é utilizada para avaliar algum achado clínico, como nódulo mamário ou descarga papilar, que pode ter sido detectado pela paciente ou seu médico. A mamografia diagnóstica pode ser feita após uma mamografia de rastreamento para avaliação adicional de áreas específicas detectadas nesse exame. 
Mamografia de um Seio Normal

Mamografia de um Seio Normal

Como devo me preparar para a Mamografia?

Antes de marcar uma mamografia as sociedades de especialidades recomendam que qualquer alteração nova ou problema mamário seja discutida com seu médico assistente. Adicionalmente, informe ao seu médico se foram feitas cirurgias nas mamas, se utiliza hormônios e se existe alguma história pessoal ou familiar de câncer de mama. 
Não agendar mamografia uma semana antes do período menstrual usual pois as mamas normalmente são mais sensíveis nesse período. O melhor período para realização da mamografia é uma semana após a menstruação. Sempre informe ao seu médico ou ao técnico da mamografia se existe alguma possibilidade de estar grávida. 
Existem algumas recomendações adicionais:
  • Não usar desodorante, talco ou loção nos braços ou nas mamas no dia do exame. Eles aparecem como calcificações na mamografia. 
  • Informe qualquer sintoma mamário ou problema nas mamas ao técnico de mamografia que está fazendo o exame. 
  • Leve suas mamografias anteriores e outros exames das mamas no dia do exame para que o radiologista possa fazer a comparação entre seu exame atual e o anterior. 
  • Pergunte quando o resultado do exame estará pronto. Não ache que o resultado do exame é normal até receber o resultado definitivo. 

Como é um equipamento de Mamografia?

O equipamento de mamografia é uma caixa retangular dentro da qual fica o tubo produtor de raios-x. A unidade de raios-x é utilizada exclusivamente para fazer exames de mamografia e tem acessórios especiais para que apenas a mama seja exposta aos raios-x. A unidade apresenta acessórios necessários para que a mama seja segura e comprimida na posição correta para realização do exame, com isso imagens em diferentes ângulos podem ser obtidas. 
Aparelho de Mamografia

Aparelho de Mamografia

A tomossíntese mamária é realizada um aparelhos de mamografia digital, mas nem todo aparelho de mamografia digital está equipado para a realização de tomossíntese. 

Como é o procedimento?

Os raios-x são uma forma de radiação como a luz e as ondas de rádio. Os raios-x atravessam os objetos, incluindo o corpo humano. Uma vez que eles são cuidadosamente direcionados para uma parte do corpo a ser examinada, o aparelho de raios-x produz uma pequena quantidade de radiação que atravessa o corpo humano e é gravada em um filme radiográfico ou detector especial. 
As diferentes partes do corpo absorvem os raios-x de forma variável. Ossos densos absorvem mais radiação que a gordura, músculos ou órgãos internos, que permitem a passagem de mais radiação através deles. O resultado final é que o osso aparece branco enquanto demais estruturas são representadas em uma escala variável de cinza e o ar aparece completamente preto.  
Muitas imagens de raios-x são arquivos digitais que são armazenados eletronicamente tornando essas imagens facilmente acessíveis para o diagnóstico e tratamento das doenças. 
Tanto no filme convencional quanto na mamografia digital as imagens da mama são capturadas em uma vista lateral e de cima com a mama sob compressão. Na tomossíntese o tubo de raios-x faz um movimento em arco sobre a mama capturando múltiplas imagens em diferentes ângulos. 

Como o Procedimento é Realizado?

A mamografia é realizada de forma ambulatorial. Durante a mamografia, um técnico de radiologia especializado irá posicionar a mama da paciente no aparelho de mamografia. A mama será colocada em uma plataforma especial e comprimida gradualmente por um compressor plástico transparente operado pelo técnico de radiologia. 
A compressão mamária é necessária para:
  • Deixar a espessura mamária uniforme permitindo que todo o tecido seja visualizado. 
  • Espalhar o tecido mamário de modo que pequenas anormalidades tenham menos chance de ficar escondidas pelas estruturas ao redor. 
  • Permitir o uso de uma dose reduzida de raios-x uma vez que uma espessura mamária menor está sendo examinada. 
  • Segurar a mama parada de modo a reduzir os artefatos de movimentação e borramento da imagem. 
  • Produzir imagens mais nítidas. 
A paciente será orientada a mudar de posição durante o exame. Como rotina, são feitas imagens de cima e anguladas lateralmente em ambas as mamas. A paciente deve permanecer imóvel e pode ser necessário segurar a respiração por alguns segundos enquanto a imagem por raios-x é adquirida com a finalidade de reduzir o borramento da imagem. O técnico de radiologia irá então ativar o aparelho para adquirir a imagem. 
Depois que o exame for realizado, pode ser que o técnico solicite para que a paciente aguarde para ver se outras imagens serão necessárias. 
O tempo de exame deve ser por volta dos 30 min.

O que eu irei sentir durante e após o procedimento de Mamografia?

Você sentirá uma pressão sobre a mama enquanto essa é comprimida pela placa compressora. Algumas mulheres com mamas sensíveis podem sentir desconforto, algumas referem que o procedimento dói um pouco, mas é bastante tolerável pela grande maioria das pacientes. Se esse é o seu caso, agende o exame para uma época em que você sentir a mama menos dolorosa. Informe ao técnico de radiologia se sentir dor durante o processo de compressão. Se a dor for muito intensa, menos compressão poderá ser utilizada. Sempre lembre que a compressão permite uma melhor qualidade dos exames mamográficos.  

Quem interpreta os Resultados e como posso recebê-los?

Um(a) radiologista especialmente treinado irá supervisionar e interpretar os exames e preparar um relatório para que o médico assistente discuta o resultado com a paciente, o resultado é discriminado em categorias de 1 a 6. Você será informada na clínica sobre o dia do resultado.
Exames de seguimento podem ser necessários. Se for o caso, o seu médico irá explicar o motivo. Algumas vezes, os exames de seguimento são realizados pois certas alterações necessitam ser avaliadas por diferentes tipos de exames ou após um certo período de tempo para verificar se existem mudanças temporais. Exames de seguimento são muitas vezes a melhor maneira de verificar se o tratamento está funcionando ou se a anormalidade é estável ao longo do tempo. 

Quais são os riscos e benefícios da Mamografia?

BENEFÍCIOS:

  • A mamografia reduz o risco de morte devido ao câncer de mama. Ela é importante para a detecção de todos os tipos de câncer de mama.
  • A mamografia aumenta a capacidade do médico de detectar tumores pequenos. Tumores pequenos têm mais opções de tratamento. 
  • A mamografia aumenta a detecção de pequenos cânceres restrito aos ductos mamários, conhecidos como carcinoma ductal in situ. 
  • Os raios-x não tem efeitos colaterais na dose utilizada para este exame. 
  • É um exame de baixo custo, com preço acessível.
    Os prazos de entrega são variáveis e podem ser flexibilizados dependendo de cada caso.

RISCOS:

  • Sempre existe uma pequena chance de câncer devido a exposição excessiva à radiação. Apesar disso, os benefícios desse exame são maiores que os riscos.
  • Mamografias falso positivas. 5-15% das mamografias de rastreamento necessitam avaliação adicional seja por outras imagens de mamografia ou por ultrassonografia. Muitos desses exames são normais. Algumas anormalidades podem necessitar de biópsia. A maioria das biópsias confirmam que não há câncer. Alguns estudos mostram que pacientes que fazem mamografias anualmente entre 40-49 anos apresentam 30% de chance de ter algum resultado falso positivo nessa década e cerca de 7-8% de chance de ter que fazer uma biópsia mamária. 
  • Sempre informe ao médico ou ao técnico de radiologia a possibilidade de estar grávida. 

Quais são as limitações da Mamografia?

Apesar da mamografia ser a melhor ferramenta de rastreamento para o câncer de mama disponível hoje em dia, a mamografia não detecta todos os cânceres de mama. Isso é chamado um resultado falso negativo. Por outro lado, quando a mamografia detecta uma anormalidade sugestiva de câncer e não existe câncer, ela é dita falso positiva
A mamografia de rastreamento isoladamente não é normalmente capaz de determinar se uma alteração é benigna ou maligna com certeza. Se uma alteração é detectada, o radiologista normalmente indica estudos adicionais ou continuar a investigação. 
É importante ter em mente que não são todos os cânceres de mama que podem ser vistos na mamografia e que a interpretação da mamografia pode ser difícil pois a mama normal é diferente em cada mulher. Adicionalmente, a aparência da mama pode ser comprometida pela presença de talco ou cirurgias anteriores. Por alguns cânceres serem difíceis de identificar, o radiologista pode solicitar exames anteriores para comparação. 
Mamas densas têm atraído atenção especial por várias razões, incluindo a maior dificuldade de visualizar o câncer na mamografia e a possibilidade de aumentar o risco de desenvolver câncer de mama. 
O radiologista que lauda a mamografia classifica a densidade do tecido mamário no laudo. Alguns médicos podem pedir avaliação adicional devido a alta densidade mamária. 
Os implantes mamários podem reduzir a acurácia da mamografia pois os implantes de silicone e de solução salina não são transparentes ao raio-x e podem bloquear a visualização dos tecidos ao redor deles, principalmente se o implante é colocado na frente, ao invés de posteriormente, aos músculos peitorais. Técnicos de radiologia sabem como cuidadosamente realizar a compressão das mamas com implantes.
Mamografia de Seio com Silicone

Mamografia de Seio com Silicone