O exame de Ressonância Magnética (RNM) da coluna usa apenas ondas de rádio e campo magnético para criar imagens claras e detalhadas da coluna e dos tecidos adjacentes. A RNM não utiliza radiação e na grande maioria das vezes não é necessário o uso do contraste (Gadolínio) para os exames de coluna.

É necessário avisar sobre problemas de saúde, cirurgias recentes e se está grávida. O campo magnético não causa danos a saúde, mas pode causar mal funcionamento de equipamentos médicos. A maioria dos dispositivos ortopédicos não apresentam nenhum risco. Não é necessário suspensão de medicamentos em uso, se preciso o paciente será avisado.

Índice

1. O que é Ressonância Magnética da Coluna?

2. Quais são indicações comuns da Ressonância Magnética da Coluna? Para que serve? Porque fazer Ressonância Magnética da Coluna?

3. Qual o preparo para o exame? Como devo me preparar?

4. Como o equipamento de ressonância magnética se parece?

5. Como o equipamento de ressonância magnética funciona?

6. Como é realizado o exame de Ressonância Magnética?

7. O que eu irei sentir durante e após o exame de Ressonância Magnética?

8. Quem interpreta o resultado do exame?

9. Quais são os benefícios e os riscos?
9.1 Benefícios:
9.2 Riscos:

10. Quais são as limitações da ressonância magnética de coluna?

11. Quanto custa (preço / valor) uma ressonância magnética da coluna?

12. Onde fazer a ressonância magnética da coluna?

13. Tipos de ressonância magnética da coluna?

14. Tenho dor lombar, preciso realizar ressonância magnética da coluna?

O que é Ressonância Magnética da Coluna?

Ressonância Magnética da Coluna é um exame não invasivo para diagnosticar inúmeras condições médicas. É utilizado um campo magnético potente, ondas de rádio e um computador para produzir imagens detalhadas de estruturas internas do corpo. A ressonância magnética não utilizada radiação.

As imagens detalhadas permitem os médicos examinarem o corpo humano e detectar inúmeras doenças. As imagens podem ser examinadas no computador, serem impressas, copiadas em CD ou vistas em servidores nas nuvens.

Atualmente, a RM é o exame mais sensível e detalhado para avaliação da coluna e de hérnias de disco.

Quais são indicações comuns da Ressonância Magnética da Coluna? Para que serve? Porque fazer Ressonância Magnética da Coluna?

A RNM é usada para avaliar ou detectar:

  • A anatomia da coluna e seu alinhamento;
  • Defeitos de nascença nas vertebras ou medula espinhal;
  • Traumas nos corpos vertebrais, nos discos intervertebrais, nos ligamentos ou medula espinhal;
  • Hérnias de disco, doenças dos discos intervertebrais ou articulações, que são causas comuns de dores lombares e ciáticas (dores irradiadas para as pernas);
  • Compressão ou inflamação da medula espinhal ou nervos;
  • Infecção das vertebras, discos, medula ou meninges;
  • Tumores nas vertebras, medula, nervos ou partes moles adjacentes.

A RNM é também utilizada para ajudar no planejamento de procedimentos cirúrgicos como descompressão de nervos por hérnias de disco, correção de malformações ou injeção de medicamentos, bem como para avaliação e monitoramento pós-cirúrgico.

Qual o preparo para o exame? Como devo me preparar?

Você pode ser solicitado a utilizar uma roupa específica para o exame. Ou, você pode ser autorizado a utilizar sua própria roupa se ela for confortável e não tiver nenhum tipo de material metálico.

Protocolos sobre jejum antes do exame variam de acordo com a indicação e o tipo do exame. Se não for orientado ao contrário, pode se alimentar e tomar suas medicações normalmente.

Para alguns exame é necessário a injeção do contraste. Você será questionado sobre alergias, bem como sobre doenças pré-existentes. A RNM usa o contraste chamado de gadolínio, ele pode ser utilizado em pacientes alérgicos ao contraste iodado, utilizado na tomografia. A chance de alergia ao gadolínio é muito menor que ao contraste iodado.

Comunique a equipe qualquer problema de saúde ou cirurgia recente. Algumas condições, como insuficiência renal, necessitam de avaliação específica para a segurança no uso do contraste, inclusive com avaliação de exames laboratoriais para verificação da função renal.

Crianças muitas vezes necessitam de sedação para ficarem sem movimentação durante a realização do exame. Isso depende da idade da criança, desenvolvimento intelectual e do tipo do exame.

Metal e itens metálicos interferem no campo magnético do equipamento e não são permitidos. Podem causar acidentes e queimaduras. Esses itens incluem:

  • Joias, relógios, cartões de créditos e brincos;
  • Prendedores de cabelo, metal de zíperes ou similares;
  • Próteses dentárias;
  • Canetas; canivetes e óculos;
  • Piercings;
  • Celulares, relógios e pulseiras eletrônicas.

Na maioria das vezes, o exame é segura para pacientes com implantes metálicos, exceto em alguns poucos. Os tipos abaixo necessitam de avaliação prévia da equipe, por segurança, antes que o paciente entre em sala:

  • Implante coclear (ouvido);
  • Clipes metálicos para aneurismas cerebrais;
  • Equipamentos metálicos eletrônicos de infusão em vasos sanguíneos;
  • Marca-passos e equipamentos de desfibrilação implantáveis.

Qualquer equipamento eletrônico implantado em seu corpo deve ser avisado a equipe para avaliação de segurança. Materiais metálicos ortopédicos geralmente não causam riscos mas necessitam que protocolo específico para redução de artefatos nas imagens.

Comunique também sobre projéteis e estilhaços no seu corpo, bem como corpos estranhos alojados pois podem esquentar e dependendo do local podem causar danos. Pigmentos de tatuagem podem conter metais e também esquentar, apesar de raro. Aparelhos dentários, obturações e maquiagem podem distorcer as imagens da face e do crânio.

Como o equipamento de ressonância magnética se parece?

O equipamento é um grande tubo cilíndrico com circuitos magnéticos ao redor. Você irá se deitar em uma mesa que irá deslizar para o centro do tubo. Os equipamentos mais modernos possuem tubos mais curtos que proporcionam um conforto maior, já que em alguns exames o paciente não se posiciona completamente dentro do tubo.

Aparelho de Ressonância Magnética

Aparelho de Ressonância Magnética

Como o equipamento de ressonância magnética funciona?

Ao contrário do raio-X e da tomografia computadorizada (TC), a RNM não utiliza radiação. Ao invés disso, usa ondas de rádio que alteram o alinhamento dos átomos de hidrogênio naturalmente  presentes no corpo. Isso não causa nenhuma mudança química nos tecidos. Quando os átomos de hidrogênio retornam ao seu alinhamento original eles emitem diferentes quantidades de energia dependendo do tipo de tecido em que eles estão. A máquina captura essa energia e cria a imagem utilizando essa informação.

O campo magnético é produzido pela passagem de uma corrente elétrica através de bobinas metálicas.  Outras bobinas estão localizadas dentro da máquina e em alguns casos são colocadas em torno da parte corporal a ser capturada imagem. A corrente elétrica não entra em contato com o paciente.

Um computador processa os sinais e cria uma série de imagens, cada uma mostrando uma fina fatia do corpo. Essas imagens podem ser estudadas por diferentes ângulos pelo médico radiologista. RNM é capaz de melhor diferenciar tecidos sadios e doentes do que o raio-x, tomografia e ultrassonografia.

Equipamento Ressonância Magnética - Clínica Tirol

Sala da Ressonância Magnética da Clínica Tirol, ambiente personalizado, calmo e com a possibilidade de escutar sua música de preferência durante a realização do exame,  diminuindo ansiedade, o ruído do ambiente e tornando o exame mais confortável e rápido.

Como é realizado o exame de Ressonância Magnética?

Você será posicionado em uma mesa móvel. Algumas almofadas podem ser utilizadas para ajudar a manter a sua posição. Dispositivos contendo as bobinas são posicionados em volta ou próximos a área que será submetida ao exame. O exame de RNM geralmente inclui múltiplas fases de captação de imagens, cada uma podendo durar alguns minutos.

Dependendo da localização dos seus sintomas, apenas uma parte do corpo deverá ser submetida ao exame. Por exemplo, apenas a região do pescoço, tórax ou coluna lombar. O contraste a base de Gadolínio pode ser utilizado quando se está a procura de infecção, tumor ou problemas pós-cirúrgicos.

Se o contraste precisar ser utilizado, um profissional irá colocar um cateter na veia do seu braço por onde ele será injetado. Você será colocado na máquina e o profissional irá comandar o exame através de um computador localizado em uma sala vizinha. Quando o exame finalizar, você poderá ser solicitado a aguardar enquanto as imagens são rapidamente analisadas para verificar se necessita alguma repetição. O exame completo dura em média 20 à 60 minutos, dependendo de qual parte do corpo estão sendo captadas as imagens e se utilizará ou não o contraste.

O que eu irei sentir durante e após o exame de Ressonância Magnética?

A maioria dos exames de RNM não são dolorosos. No entanto, alguns pacientes podem se sentir desconfortáveis por necessitarem permanecer parados ou por serem portadores de claustrofobia. A máquina pode fazer barulho. Sedação pode ser necessária para pacientes ansiosos / claustrofóbicos.

É importante que você permaneça na mesma posição durante a captação das imagens, isso pode durar segundos à minutos. Você saberá quando as imagens estão sendo captadas pois haverão ruídos altos nesta fase, quando as bobinas que emitem as ondas de rádio são ativadas. Serão fornecidos fones de ouvido ou tampões para reduzir o incômodo.

Os equipamentos mais modernos contam com sistemas para redução dos ruídos  e também com sistema de som para o paciente escutar a música de sua escolha durante a realização do exame. As salas podem ser decoradas com imagens agradáveis e relaxantes. Tudo isso faz a experiência do exame ser mais calma e tranquila, evitando muitas vezes a necessidade de sedação.

Geralmente o paciente permanece sozinho dentro da sala de exame, porém um profissional sempre estará lhe vendo e ouvindo durante todo o tempo. Alguns serviços permitem a permanência de acompanhante.

Quando necessário a injeção de contraste, a equipe de enfermagem irá colocar um acesso na veia e a agulha pode gerar algum desconforto.

Se não for realizada sedação não é necessário nenhum período de recuperação, podendo retornar as suas atividades logo após o exame. Em raros casos ocorrem efeitos adversos ao uso do contraste, dentre eles náusea, dor de cabeça e dor no local da injeção. É muito raro ocorrer urticária, coceira nos olhos ou outros tipos de reação. Caso tenha algum sintoma comunique a equipe médica.

Quem interpreta o resultado do exame?

Um médico radiologista, especialista em radiologia e diagnóstico por imagem, que é treinado para supervisionar e interpretar os exames radiológicos, irá interpretar as imagens. Ele irá emitir o laudo ou relatório oficial do exame.

Exames de controle às vezes são necessários em alguns doenças ou após tratamentos para avaliar a evolução ou resposta terapêutica, indicando se houve melhora, piora ou se o quadro está estável.

Exemplo de Ressonância Magnética da Coluna normal

Exemplo de Ressonância Magnética da Coluna normal

Exemplo de Ressonância Magnética da Coluna Lombar com uma hérnia de disco no nível de L5-S1

Exemplo de Ressonância Magnética da Coluna Lombar com uma hérnia de disco no nível de L5-S1

Quais são os benefícios e os riscos?

Benefícios:

  • RNM é um exame de imagem não invasivo que não envolve exposição à radiação.
  • Imagens de RNM da coluna são claras e mais detalhadas do que imagens obtidas com outros métodos. Pode mostrar anormalidades na medula espinhal, traumas e doenças que podem não serem vistas em outros métodos. A RNM é o melhor exame para visualizar hérnias de disco, bem como a medula e os nervos.
  • O contraste a base de gadolínio causa menos reação alérgica se comparado ao contraste a base de iodo usado na tomografia.
  • RNM é muito útil na avaliação de traumas na coluna. Ajuda a diagnosticar ou descartar compressão aguda da medula espinhal quando no exame físico realizado pelo médico foi demonstrado fraqueza ou paralisia. RNM é o melhor método para avaliar traumas nos ligamentos da coluna.
  • RNM é capaz de detectar mudanças súbitas na coluna vertebral o que pode ser sinal de algum tumor. RNM é mais sensível do que a TC para avaliar tumores, abscessos ou outras massas presentes próximas a medula espinhal.
  • RNM é o método preferido para avaliar potenciais complicações cirúrgicas como sangramento, infecção, ressurgimento de uma hérnia de disco ou acompanhar a cicatrização.

Riscos:

  • A RNM causa quase nenhum risco a saúde do paciente quando segue todos os protocolos de segurança.
  • Caso seja realizado sedação, existe o risco inerente ao procedimento sedativo, porém seus sinais vitais são sempre acompanhados para minimizar as chances de complicação.
  • O campo magnético não é perigoso, porém pode causar danos a dispositivos metálicos ou estes podem distorcer as imagens obtidas.
  • Fibrose sistêmica nefrogênica é uma conhecida, porém rara, complicação relacionada a injeção do contraste a base de gadolínio e pode ocorrer em pacientes com grave doença renal. Para estes pacientes, antes do exame é necessário a realização de exames de sangue para saber a função do rim.
  • Existe uma pequena chance de ocorrer reação alérgica ao contraste, porém estas são controladas com uso de medicações.

Quais são as limitações da ressonância magnética de coluna?

A captação de imagens de alta qualidade depende da capacidade do paciente de ficar na mesma posição durante o exame. Se você está ansioso ou sente fortes dores, pode achar difícil permanecer deitado durante o período do exame.

Implantes ou outros objetos metálicos e a movimentação do paciente durante o exame podem dificultar a captação de imagens de qualidade.

Um ritmo cardíaco muito irregular também pode afetar o exame pois algumas técnicas utilizam o tempo dos batimentos cardíacos para programar a captação das imagens.

Apesar de não haver razão para acreditar que a RNM cause algum dano ao feto, mulheres grávidas não devem realizar o exame durante o primeiro trimestre. Exceto em casos graves e que outro método não possa ser utilizado.

Em alguns pacientes, fraturas de vertebras são melhor visualizadas pela TC.

Pessoas muito largas podem ter dificuldades de passar pelo tubo ou exceder o limite de peso do equipamento com a mesa em movimento, o que varia de acordo com o fabricante, entre 150 a 200kg em média.

Quanto custa (preço / valor) uma ressonância magnética da coluna?

Os pacientes que fazem o exame pelo SUS não precisam pagar nenhum valor. Pacientes que possuem plano de saúde podem fazer o exame sem custo adicional ou precisar pagar uma pequena fração do valor do exame, geralmente menor que 100,00 reais, dependendo do contrato do próprio paciente com o plano.  Já os exames particulares variam bastante, algo em torno de 600,00 a 1.000,00 reais, a depender da qualidade do equipamento, das imagens, do serviço prestado, da qualidade e segurança da equipe de enfermagem e da qualidade da equipe médica que faz a interpretação dos exames. E sempre importante avaliar todos esses aspectos pois é a sua saúde e seu diagnóstico correto que estão em jogo.

Onde fazer a ressonância magnética da coluna?

Os exames de ressonância magnética são realizados em departamentos de radiologia dentro de hospitais ou em clínicas especializadas em diagnóstico por imagem fora dos hospitais, como a Clínica Tirol. A grande maioria dos pacientes preferem as clínicas especializadas fora dos hospitais, pois o ambiente é mais acolhedor, o atendimento é mais ágil, sem aglomerações, com horário marcado e sem risco de infecção como num ambiente hospitalar.

Tipos de ressonância magnética da coluna?

A depender do local e tipo da queixa do paciente o exame pode ser realizado de formas diferentes, na maioria das vezes é realizado direcionado para o local da queixa que pode ser na coluna cervical, torácica, lombar ou sacral. Em algumas doenças é necessário a avaliação completa do neuro-eixo que irá incluir a coluna vertebral inteira.

Tenho dor lombar, preciso realizar ressonância magnética da coluna?

A maioria dos pacientes com dor lombar recente não precisa de exames de imagem. Porém, se a dor persistir por mais de 6 semanas apesar do tratamento clínico, medicação e fisioterapia (tratamento conservador), pode ser necessário a investigação por exame de imagem.

Exames de imagem podem ser necessários já no início dos sintomas em pacientes com suspeita de doenças graves, incluindo fratura, câncer, hérnias agudas com compressão de nervos e infecção. Há diferentes formas de examinar a coluna pelos métodos de imagem, a escolha irá depender da suspeita clínica, da urgência do caso e das condições clínicas do paciente.

Em pacientes com dor persistente por mais de 6 semanas apesar do tratamento conservador ou que apresentam sinais neurológicos, como fraqueza, dormência, dor irradiada para o membro ou dificuldade de controlar um músculo específico, a ressonância magnética é recomendada para melhor avaliação diagnóstica.