Project Description

Mamografia

Mamografia

Mamografia

O que é mamografia digital?

É uma radiografia realizada com equipamento exclusivo para estudo das mamas. A mamografia é o melhor exame para detectar precocemente o câncer de mama mesmo antes que o paciente ou o médico possam notar qualquer alteração. De acordo com o FDA, órgão americano de Vigilância Sanitária, a mamografia pode detectar o câncer de mama até dois anos antes dele se manifestar clinicamente. Quanto mais cedo for diagnosticado, maior a possibilidade de cura.

Como a mulher deve proceder?

Fazer o autoexame a partir dos 35 anos de idade, uma vez ao mês, após a menstruação, procurando algumas alterações tais como:

  • Nódulo;
  • Espessamento da pele que pode estar acompanhado de prurido;
  • Abaulamentos ou depressões na pele;
  • Secreção sanguinolenta espontânea pelo mamilo;
  • Modificação na forma e no posicionamento dos mamilos.

Muitas dessas alterações podem não ser devido ao câncer. Portanto, procure seu médico se apresentar alguma dessas anormalidades.

Quando realizar a primeira mamografia?

O Colégio Brasileiro de Radiologia e a Sociedade Brasileira de Mastologia recomendam a 1ª mamografia, de base, entre os 36 e 40 anos. A partir dos 40 anos o exame deve ser realizado anualmente.

Fazer mamografia causa algum risco à saúde?

Nos equipamentos Digitais, atuais, a dose de radiação é muito baixa, não causando risco à saúde. As mamas são submetidas a uma compressão durante o exame, para diminuir a espessura, o que ocasiona certo desconforto, porém suportável.

Em que período do mês se deve fazer a mamografia?

Preferencialmente antes ou após a menstruação, épocas em que as mamas estão menos dolorosas. Normalmente são realizadas duas radiografias de cada mama, embora imagens adicionais possam ser necessárias para melhores esclarecimentos.

Preparo

A Mamografia Digital não necessita de preparo prévio.

  • No dia do exame você não poderá usar desodorante, talco ou creme na região das mamas e axilas, pois estes produtos contêm substâncias radiopacas (aparecem na radiografia) que podem interferir na interpretação de seu exame;
  • No dia do exame pode se alimentar normalmente;
  • Usar roupas confortáveis e leves, de preferência com peças separadas entre o tórax e as pernas.

Caso tenha exames anteriores de mamografia, ultrassonografia e ressonância magnética das mamas, pedimos a gentileza de trazê-los. Se você já realizou biópsia de mama, traga também o resultado do estudo anatomopatológico e o exame que orientou o procedimento. A comparação com exames anteriores proporciona diagnósticos mais precoces e evita, muitas vezes, a realização de incidências adicionais.