Clínica Tirol – Qualidade em atendimento médico, exames e diagnósticos desde 1988.

Tomografia Computadorizada dos Seios da Face

Índice

1. O que é Tomografia dos Seios da Face?

2. Quais as indicações mais comuns para fazer TC dos Seios da Face?

3. O que é seios da face? Qual a diferença entre seio da face e osso da face? 

4. A gente nasce com seios na face? Com qual idade se formam os seios da face? 

5. Como acontece a drenagem no seio da face?

6. Quais são as causas e os sintomas da sinusite? Quais os tipos de sinusite? 

7. Sinusite pode matar? Sinusite tem cura?

8. Tumores podem aparecer nas fossas nasais ou nos seios paranasais?

9. Qual o preparo para o exame?

10. Como o equipamento de tomografia se parece?

11. Como é feito a Tomografia dos Seios Face?

12. O que eu irei sentir e experimentar durante o exame?

13. Quem irá interpretar o exame?

14. Quais os riscos e benefícios do exame?
14.1 Benefícios:
14.2 Riscos:

15. Quais as limitações da tomografia de seios da face? 

16. Quanto custa (preço) uma tomografia dos seios da face?

O que é Tomografia dos Seios da Face?

A tomografia dos seios face ou TC das cavidades paranasais é um exame de diagnóstico por imagem não invasivo e indolor, que utiliza radiação (raio-x) para adquirir as imagens, frequentemente sem o uso de contraste endovenoso.

O tomógrafo é um aparelho que possui múltiplos detectores capazes de realizar o exame em segundos e gerar um detalhamento acurado dos ossos e tecidos de partes moles da face, assim como fazer reconstruções em vários eixos e de forma tridimensional (reconstrução 3D), geralmente solicitada nos casos pré-operatório de cirurgias bucomaxilofaciais (ortognáticas).

Tomógrafo

Quais as indicações mais comuns para fazer TC dos Seios da Face?

As condições relacionadas ao nariz, cavidades nasais e seios paranasais são alguns dos casos e queixas mais frequentes na rotina diária dos médicos. A imagem de tomografia computadorizada é necessária quando o médico suspeita de alguma alteração mais complexa visualizada no raio-x convencional, quando os pacientes não melhoram após o uso dos medicamentos para o tratamento das condições inflamatórias (sinusites), nas suspeitas de doença invasiva (fúngica), neoplasias ou antes de uma cirurgia, quando o planejamento mais detalhado se torna necessário.

Dada a arquitetura óssea complexa da face e os espaços ósseos cheios de ar, a TC é a modalidade mais comum para a avaliação da região sinonasal. A TC visualiza a extensão da doença e também é útil para identificar as variações anatômicas e fornecer informações precisas para o planejando mais adequado das cirurgias.

A ressonância magnética (RM) é um estudo sem radiação que pode ser complementar na avaliação de doenças infecciosas ou inflamatórias avançadas e na avaliação de neoplasias, trazendo um detalhamento mais acurado dos tecidos moles da face. Como em todas as regiões da cabeça e pescoço, informações como idade do paciente, histórico de cirurgias, sintomas, doenças prévias e resultados de exames clínicos são essenciais para a interpretação dos estudos de imagem da forma mais adequada.

O que é seios da face? Qual a diferença entre seio da face e osso da face? 

Os seios paranasais são cavidades aéreas pareadas (bilaterais) e muitas vezes simétricas, localizados ao redor das fossas nasais e nomeados de acordo com os ossos onde estão situados, sendo assim chamados de: seios maxilares; seios frontais; seios etmoidais e seios esfenoidais. Ajudam na circulação do ar que é inspirado e expirado durante a respiração, produzem e drenam o muco (“catarro”) para as fossas nasais, umedecendo e retendo partículas do ar que respiramos. Também são responsáveis pela qualidade da nossa voz, funcionando como câmaras de ressonância acústica.

Imagem Seios da Face

A gente nasce com seios na face? Com qual idade se formam os seios da face? 

Ao nascimento, as células dos seios etmoidais já estão presentes e os seios maxilares são apenas pequenas cavidades, todas preenchidas por mucosa. Após alguns meses, as cavidades paranasais permanecem com mucosa espessa e pouco aeradas. As dimensões e crescimento dos seios paranasais são variáveis, dependendo de diferentes fatores ao longo dos crescimento do indivíduo, além de fatores genéticos. Por volta dos 13 e 15 anos, os seios maxilares adquirem a forma habitual do adulto, estabilizando sua expansão até os 18 anos. As células do trabeculado etmoidal estabilizam seu crescimento entre 12 e 15 anos, e os seios frontais e esfenoidais aos 18 anos, em média.

Como acontece a drenagem no seio da face?

A drenagem de cada seio se dá por meio de orifícios (óstios), recessos (frontais e esfenoidais) e infundíbulos, que nada mais são que passagens ósseas comunicando o interior de cada cavidade com as fossas nasais.

Quais são as causas e os sintomas da sinusite? Quais os tipos de sinusite? 

A obstrução de uma ou mais vias de drenagens, assim como outros fatores associados, podem predispor e gerar uma inflamação das cavidades paranasais. Essa inflamação também pode ser decorrente de infecções bacterianas, virais e fúngicas, podendo durar pouco tempo (sinusite aguda) ou mais de 12 semanas (sinusite crônica).

Sinusite crônica – Destaca-se o espessamento mucoso difuso dos seios maxilares, assim como esclerose e espessamento de suas paredes ósseas (setas).

Sinusite crônica secundária. Algumas infecções dentárias ou procedimentos odontológicos na maxila pode ser a causa da sinusite. Neste caso um pino de implante dentário se deslocou para o interior do seio maxilar, sendo o foco do processo infeccioso (setas).

Na sinusite aguda, comumente apresenta-se na TC com o acúmulo de secreção formando nível hidroaéreo nas cavidades e o espessamento mucoso, podendo vir associado a presença de cistos e/ou pólipos. Os sintomas mais comuns são as dores ou pressão na face, dor de cabeça e na região dos olhos, tosse, mau hálito, febre, corrimento e congestão nasal. As doenças infecciosas / inflamatórias são de longe as patologias mais comuns.

Sinusite aguda – Paciente com quadro clínico de sinusite e na TC observa-se secreção formando nível no antro dos seios maxilares (setas).

Embora incomuns, os fungos também podem causar sinusite e existem várias formas de doença fúngica. Micetoma e sinusite fúngica alérgica ocorrem em pacientes imunocompetentes e a sinusite fúngica invasiva ocorre em diabéticos imunocomprometidos ou mal controlados, sendo esta forma a mais grave de todas, de evolução rápida, com necrose dos tecidos, podendo levar à morte.

Sinusite fúngica – Note a presença de conteúdo denso e alguns focos de calcificações no antro do seio maxilar direito (seta). Perceba também o espessamento e esclerose parietal, configurando processo inflamatório crônico (cabeça de seta).

É importante frisar que os estudos mostraram uma fraca correlação entre os sintomas clínicos e os achados de tomografia. Portanto, o diagnóstico de sinusite é, em última análise, clínico.

Sinusite pode matar? Sinusite tem cura?

O arsenal terapêutico utilizado para o tratamento das sinusites é amplo e variado, dependendo das causas e de cada tipo de sinusite, podendo ser por meio de medicações por via oral (ex: antibiótico, antiinflamatório e antialérgico), por via nasal (ex: inalação, lavagem com soro, nebulização, descongestionante nasal e spray), assim como por meio de medicações injetáveis (injeção). Cirurgias também podem ser realizadas para desobstruir as cavidades e ampliar as vias de drenagens, sendo portanto cada caso individualizado.

Tumores podem aparecer nas fossas nasais ou nos seios paranasais?

Neoplasias, benignas e malignas, são relativamente raras. Tumores malignos tendem a se apresentar em um estágio avançado e invadir estruturas vitais (órbita, base do crânio e nervos cranianos) quando diagnosticados tardiamente. Esses tumores são difíceis de ressecar completamente e estão associados a alta morbidade cirúrgica. O mapeamento tumoral pré-cirúrgico nesses casos avançados é melhor realizado com ressonância magnética da face ou RM dos seios da face.

Qual o preparo para o exame?

Você deve vir para a clínica com roupa confortável e leve, podendo ser necessário o uso de bata do nosso serviço.

Materiais metálicos, como joias, brincos, óculos, dentaduras, piercings prendedores de cabelo e sutiãs afetam as imagens e devem ser deixados em casa ou retirados antes do exame se possível.

É necessário estar de jejum de pelo menos 4 horas, pois dependendo do pedido médico e dos achados do exame pode ser necessário o uso do contraste.

As medicações de uso contínuo não devem ser suspensas no dia do exame.

Como o equipamento de tomografia se parece?

É um equipamento grande com uma mesa ou maca, onde o paciente deita, que passa por dentro de tubo curto. Nesse tubo, também chamado de gantry, esta localizado as fontes de emissão e os detectores do raio-x. O computador que processa as imagens (workstation) fica em uma sala separada chamada de sala de controle ou comando. O técnico de radiologia opera o equipamento com visão direta do paciente, podendo ouvir e falar com o mesmo durante o exame.

Como é feito a Tomografia dos Seios Face?

O técnico de enfermagem posiciona o paciente na mesa do tomógrafo, corrigindo a posição de acordo com o exame e deixando o paciente na posição mais confortável possível. Se o exame tiver indicação de fazer o contraste, é necessário pegar um acesso venoso.

Depois, a mesa irá se mover para a posição inicial do exame e então irá se mover pelo tubo para adquirir as imagens. Dependendo do exame é necessário repetir essas fases. Durante a aquisição das imagens, o paciente pode respirar tranquilamente, não deve deglutir, falar e nem se mover, porque a movimentação pode gerar artefatos que prejudicam a interpretação do estudo.

Então, o técnico de radiologia irá checar as imagens e verificar se tudo está conforme os protocolos para cada tipo de exame e indicação médica, estando tudo certo o paciente é liberado. A aquisição das imagens é bem rápida, em segundos, e geralmente o procedimento todo do exame, desde o posicionamento até a liberação do paciente da sala dura menos que 15 minutos.

O que eu irei sentir e experimentar durante o exame?

O exame geralmente é indolor, rápido e fácil de fazer. Com a técnica de múltiplos detectores (multislice) os exames são cada vez mais rápidos. Você pode sentir algum desconforto por ter que ficar algum tempo parado ou por ter que pegar o acesso venoso. O desconforto geralmente é mais pelo nervosismo e ansiedade.

Se for feito o uso do contraste, você pode sentir um calor ou uma sensação estranha pelo corpo logo após a infusão do medicamento, bem como um gosto metálico na boca. É normal e irá passar logo. Você pode sentir também vontade de urinar que também irá passar rápido.

Quando você se deitar no equipamento terão algumas luzes apontando para o seu corpo para fazer a marcação de início do exame. Alguns barulhos como zumbidos e cliques podem ser ouvidos durando o exame, sendo feitos pelo próprio equipamento durante a aquisição das imagens.

Você ficará sozinho na sala durante o exame, exceto em circunstâncias especiais, como crianças por exemplo, que os pais podem acompanhar o exame usando protetores de radiação. Lembrando que o técnico de radiologia estará sempre com visão direta do paciente, escutando e falando com ele sempre que necessário. Depois do exame será retirado o acesso venoso, caso tenha sido necessário, e o paciente pode voltar para usa rotina normal.

Quem irá interpretar o exame?

Um médico radiologista, especialista em radiologia e diagnóstico por imagem, que é treinado para supervisionar e interpretar os exames radiológicos, irá interpretar as imagens. Ele irá emitir o laudo ou relatório oficial do exame.

Quais os riscos e benefícios do exame?

 Benefícios:

Riscos:

Quais as limitações da tomografia de seios da face? 

Quanto custa (preço) uma tomografia dos seios da face?

Dr. Diogo Cunha de Medeiros – CRM/RN – 10.108

Sair da versão mobile